Ambulatório

 Dr. Bezerra de Menezes

 

 ACUPUNTURA

                            “Se os médicos são malsucedidos na maior parte  das  doenças, é   que tratam do corpo, sem tratarem da alma. Ora não se achando o todo em  bom estado , é impossível que uma parte dele passe bem.”   (1)

A ignorância, geradora do egoísmo, que propicia o apego e a paixão às pessoas e coisas, é a grande responsável pelos sofrimentos.

... a maioria das enfermidades se origina na área emocional, como efeito do desequilíbrio da energia, transferindo-se para o psíquico ou o físico, produzindo lesões que alteram a estrutura orgânica.

... A sabedoria oriental, em contrapartida, estabelece, há milênios, que, sendo as doenças efeitos degeneradores das energias pelos fatores já examinados, elas devem ser combatidas nas suas causas

...A ciência espírita, por sua vez, reconhecendo que todo sofrimento decorre do mau uso do livre-arbítrio pelo Homem, nos valores morais em recomposição se encontra o mecanismo essencial para a liberação do mesmo.

  A tese é extensiva à problemática das doenças.

  Sem uma correspondente transformação moral do paciente, a terapia que se lhe aplique, quando enfermo, poderá modificar-lhe o quadro orgânico, não, porém liberá-lo, porquanto ao primeiro ensejo, ela ressurgirá ou facultará a manifestação de outras patologias já vigentes no campo vibratório não reequilibrado.

  As terapias alternativas preocupam-se, essencialmente, com o homem integral, com todo o complexo que se exterioriza no corpo e não apenas com este.

A Acupuntura, por exemplo, considera o corpo como um instrumento de um sistema energético, portanto, não físico, o que equivale dizer, menos denso do que aparenta. Esse sistema tem prevalência sobre todo o conjunto, qual se fosse um outro sistema nervoso mais complexo, sustentando toda a aparelhagem delicada e os seus implementos mais sutis da organização somática. Encarrega-se de manter a interação mente-corpo, emoção-sensação, pensamento-matéria.

A técnica da acupuntura busca, através do corpo físico, alcançar o campo de energia e vitalizá-lo, eliminando os bloqueios impeditivos da irrigação de forças mantenedoras da saúde. Aplicando-se agulhas nos pontos de acupuntura, reequilibra-se a energia no meridiano desbloqueando-o e o sistema gerador se refaz, restaurando a saúde. (2)   

(1) – Resumo da doutrina de  Sócrates e Platão – item XIX – Introdução- Evangelho Segundo o  Espiritismo – Allan Kardec – Trad. Evandro N. Bezerra – 1ª edição - FEB.  

(2) - do Livro: Plenitude – capítulo XI –  Terapias Alternativas - Joana de Ângelis / Divaldo P. Franco, transcrição parcial.

O atendimento com acupuntura ocorre todas as quartas-feiras, quando também é indicado, florais, homeopatia ou fito-terápicos aos interessados. Algumas pessoas são encaminhadas a tratamentos espirituais e/ou  trabalhos na casa.   No horário de 14:30 às 15:30 onde é realizado  estudos do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Todo o trabalho do ambulatório é destinado a todos interessados que se sintam necessitados de algum desses tratamentos e é feito sem nenhum custo.