Nossa História

 Associação Beneficente Servos de Jesus, foi fundada em 15 de março de 2001, por uma equipe de trabalhadores voluntários, que desde o ano de 1997, procedia atendimentos ambulatorial com Acupuntura  em outra instituição.

      Com o propósito de ampliar os trabalhos que a cada dia se avolumavam, estabeleceu  seus objetivos na aquisição de um lote que abrigaria os trabalhos da Associação, para atendimento totalmente gratuito, às pessoas necessitadas, incorporando a estes trabalhos os de assistência social e espiritual.

      Vários bairros de Belo Horizonte e Contagem foram visitados, sempre priorizando o mais carente. Em fevereiro de 2001, com a colaboração de amigos, conseguimos o projeto arquitetônico e estrutural, que inicialmente seria de dois pavimentos.

     Quando nos foi entregue o referido projeto, para os serviços de terraplenagem e fundação,  este estava estruturado para construção de um prédio de  três pavimentos.

     Neste local a princípio, abrigaria inicialmente o atendimento com acupuntura em seu andar térreo, ficando para o futuro a conclusão do projeto e consequentemente ampliação do atendimento, à medida que o espaço nos possibilitasse a  ampliação, até a conclusão total do projeto.

     Após seis meses de muito trabalho com a construção do imóvel, com as bênçãos do Alto, surpreendentemente, para nossa alegria, conseguimos a conclusão de todo o projeto e  em agosto deste mesmo ano, no dia 29/08/01, quarta-feira,  às 18:30 horas, quando encerramos mais um atendimento com acupuntura em um prédio cedidos a nós, no bairro Nacional,   transferimos o Ambulatório de Acupuntura  Dr Bezerra de Menezes, para o  tão esperado local.

FOTOS DA OBRA DO PRÉDIO

 

 

 

   

 DIMENSÕES  ESPIRITUAIS  DA  CASA  E  ESCOLHA  DO NOME

                “Só se pode amar o que se compreende.  E só se compreende o que se conhece. Portanto,  para compreender e amar é preciso, antes de mais nada, conhecer da melhor forma possível.”

      Numa quarta feira, meados do ano 2000, estávamos em atendimento com acupuntura, quando visualizamos espiritualmente, um prédio com as dimensões da atual casa (prédio de três andares). O panorama visto, foi como estivéssemos em frente a porta de acesso ao andar térreo. 

      Observamos que existia três janelas no terceiro andar e todas elas  estavam repletas de jovens e adultos.

      Diante desta percepção, comentamos ao final dos trabalhos, a necessidade do prosseguimento das atividades, buscando se possível, um espaço próprio com o  objetivo de melhor atendimento e também desenvolver outros trabalhos de forma  mais abrangente, uma vez que as manifestações de desarmonia em grande parte, tem início em nosso comportamento, por desconhecemos os ensinos superiores.

       Começamos então a levantar várias possibilidades de trabalhos, e dentre estas, ocupamos-nos também, com o futuro nome da recém Instituição. Dois nomes de amigos espirituais foram colocados, o de  Dr. Bezerra de Menezes  e  o de Dr  Sigik Omoro, quando então ouvimos:

“A casa terá  auxilio de vários Benfeitores Espirituais e todos são “Servos de Jesus” ” .

A partir deste momento, não tivemos mais dúvida.

Culto de inauguração 15/09/2002

 

 OBJETIVOS DA ASSOCIAÇÃO:

- Desenvolver, em parceria com entidades públicas e privadas, núcleos de educação para crianças, jovens e adultos.

- Oferecer assistência nas áreas educação, saúde e nutrição para a comunidade;

  - Promover palestras educacionais e serviços assistenciais de amparo à família, ao jovem  e ao  idoso; sem discriminação de raça, credo, idade ou cor.

  - Implantar projetos culturais e sociais para atender às demandas da população carente.

  - Praticar a orientação espírita em seu aspecto filosófico, científico e religioso.

- A Associação Beneficente Servos de Jesus é a entidade mantenedora do Centro de   Educação Infantil Professora Nair Ubaldo Girundi, para oferecer educação infantil  em Contagem, crianças de dois a seis anos.

 

ESPAÇO FÍSICO DA INSTITUIÇÃO:

       A Associação está localizada  num lote  de 342 m2, (esquina da Av. Xavante e Rua Orissanga) em prédio de  três  pavimentos  que somam 273 m2 de área construída, tendo uma área livre (pátio) de  ( 15m x 10m ) 150 m2.

       A área  destinada ao Centro de Educação Infantil, é de aproximadamente 190 m2, contendo  quatro salas de aulas, uma sala  dos professores,  recepção,  cozinha, seis  banheiros (quatro infantis e dois para adultos), uma despensa, além de outras instalações que poderão ser utilizadas de forma compartilhada.               

                                   

O CENTRO DE EDUCAÇÃO:

       Surgiu como resposta a uma necessidade da comunidade extremamente carente em seus aspectos econômico e cultural, iniciando suas atividades em 03/02/2003, com vinte crianças. 

      Mantido  pela Associação Beneficente Servos de Jesus, através de apadrinhamentos de crianças, doações espontâneas de freqüentadores e simpatizantes dos trabalhos desenvolvidos  e convênios  firmados com  Órgãos Públicos e Privados.  

 

 OBJETIVOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO:

 Prestar assistência educacional e pedagógica à criança carente.

 Oferecer abrigo, alimentação, controle de saúde  e hábitos de higiene.

      O atendimento é destinado as crianças de dois a seis  anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O horário de atendimento é o integral (7:00 – 17:00 hs), de segunda a sexta-feira

 CRIANÇAS CARENTES:

São crianças provenientes de famílias que têm:

-         Orçamento familiar até um salário mínimo e meio;

-         Que ficam sozinhas em casa ou na rua sem acompanhamento digno;

Pais que apresentam problemas graves de saúde.